quarta-feira, 12 de novembro de 2014

PROJETO VALORIZA COMUNIDADES DE MATRIZ AFRICANA NO MARANHÃO


Pais e Mães de Santo da área Itaqui Bacanga em São Luis, estiveram reunidos no auditório do Parque Botânico da Vale do Rio Doce para o Lançamento do Projeto de Promoção e Valorização das Comunidades de Matriz Africana – IDIYIELE.
O Projeto é coordenado pela Fundação Josué Montello e tem como objetivo o reconhecimento dessas comunidades tradicionais.
Povos e Comunidades Tradicionais de Matriz Africana são definidos como grupos que se organizam a partir de valores civilizatórios e da cosmovisão trazidos para o país por africanos transladados durante o sistema escravista, o que possibilitou um contínuo civilizatório no Brasil, constituindo territórios próprios caracterizados pela vivência comunitária, pelo acolhimento e pela prestação de serviços à comunidade. (Plano Nacional de Desenvolvimento Sustentável dos Povos e Comunidades Tradicionais de Matriz Africana. (SEPPIR, 2013).

O projeto visa criar condições de melhoria de qualidade de vida (com ênfase na educação e saúde) e com ações de fomento ao empreendedorismo. A meta é envolver diretamente mais de duas mil pessoas.
A proposta é que, através do projeto, se apresente um panorama socioeconômico real dessas comunidades aos gestores de políticas públicas, além de legalizar os coletivos existentes e fomentar o empreendedorismo nesses grupos para a melhoria da qualidade de vida dos mesmos.
Serão desenvolvidas, principalmente, atividades com foco na saúde, educação e geração de renda. Estão planejados o levantamento das condições de infraestrutura das comunidades e ações necessárias à resolução dos problemas a serem apresentados; a realização de diversas oficinas voltadas para a utilização das práticas de saúde; a produção de uma cartilha sobre as práticas tradicionais de saúde desenvolvidas nas comunidades de matriz africana; cursos sobre a língua e cultura Yorubana; oficinas sobre Direitos e Cidadania; cursos de música; e diversos seminários temáticos.

1ª ETAPA – ABAYOMI (Encontro Feliz)

Foi realizada a primeira atividade do Projeto IDYIELE no dia 8 de novembro de 2014 na área Itaqui Bacanga. Estiveram presentes mais de oitenta lideranças dos terreiros de religião afro-brasileira. O objetivo do encontro foi reunir informações sobre a realidade socioeconômica e cultural das comunidades tradicionais de terreiro, na perspectiva da participação popular e das políticas públicas, com vistas a subsidiar as decisões dos gestores públicos.
A atividade contou com a parceria das organizações representativas do movimento negro e afro-religioso do estado: CEN – Coletivo de Entidades Negras, FERMA – Fórum Estadual de Religiões Afro-brasileiras do Maranhão, RENAFRO – Rede Nacional de Religiões Afro-brasileiras e Saúde e UNEGRO.

Três temas foram trabalhados: Políticas Sociais, Políticas Econômicas e Políticas Culturais. A base metodológica foi a participação dos líderes afro-religiosos indicando a conjuntura de suas cosas nesses três eixos e principalmente propondo suas reivindicações para orientação destas políticas.
O evento contou, no primeiro momento, com representantes da ONG ”Nossa São Luis” que apresentou um diagnóstico socioeconômico da área.

Ao final foi elaborado relatório com propostas apresentadas que servirá de subsídio de gestão dessas políticas na óptica dessas comunidades tradicionais.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Enriqueça nosso blog. Seu comentário é muito importante.
Divulgue sua produção.
Contato: danbiraxe@gmail.com