

Comitê Gestor e Prefeitura Municipal de São Luis comemoram o Dia Municipal do Tambor de Crioula do Maranhão
Uma programação envolvendo a representação da sociedade civil que atua com o Tambor de Crioula e a Prefeitura Municipal de São Luis vai marcar as comemorações do Dia Municipal do Tambor de Crioula, nos dias 5 e 6 de setembro. A programação foi proposta pelo Comitê Gestor da Salvaguarda do Tambor de Crioula, com o apoio da Fundação Municipal de Cultura de São Luís (Func).
No dia 5, sexta feira, das 15h às 18h, acontecerá RODA E CONVERSA sobre a Política de Salvaguarda de bens culturais de natureza imaterial do Governo Federal e sua importância para preservação dos modos de fazer do Tambor de Crioula, na Galeria Trapiche (Avenida Vitorino Freire, s/n, Praia Grande – em frente ao Terminal da Integração). A roda de conversa contará com a participação do Prof. Dr. Sergio Ferreti da Universidade Federal do Maranhão e membro da Comissão Maranhense de Folclore; Izaurina Nunes da Superintendência do Instituto do Patrimônio Histórico e Artístico Nacional no Maranhão – IPHAN; Prof. Neto de Azile, coordenador Geral do Comitê Gestor da Salvaguarda do Tambor de Crioula; José Lázaro Pereira, coordenador administrativo do Comitê Gestor da Salvaguarda do Tambor de Crioula e mestre do Tambor de Crioula Tijupá; Junior Catatau membro do Comitê Gestor da Salvaguarda do Tambor de Crioula, representante da Comissão Nacional dos Pontos de Cultura e Mestre do Tambor de Crioula Arte Nossa; e Mestre Amaral.
Na Galeria Trapiche está em exposição MOSTRA FOTOGRÁFICA PUNGA DOS HOMENS NO TAMBOR E CRIOULA dos pesquisadores Jonero Santos e Marco Aurélio. O encerramento será com roda de tambor com a apresentação do Tambor de Crioula Pai Véio, do bairro Maracujá/ Maracanã de Dona Arizete
No dia 6 de setembro, sábado, DIA MUNICIPAL DO TAMBOR DE CRIOULA, haverá a confraternização de grupos de Tambor de Crioula na Capela de São Benedito na Fábrica São Luis (Madre Deus), santo Padroeiro do Tambor de Crioula. A Capela de São Benedito foi inaugurada em 2007, quando o Tambor de Crioula foi reconhecido como Patrimônio Cultural Imaterial Brasileiro pelo Instituto do Patrimônio Histórico e Artístico Nacional – IPHAN.. Além de roda de vários grupos de tambor de São Luis haverá procissão as 17h em homenagem ao santo padroeiro. O festejo na Capela de São Benedito é organizado por Rosa Maria Barbosa do Tambor de Crioula Turma dos Crioulos.
Durante o planejamento da comemoração, o Professor Francisco Gonçalves, Presidente, e o Coordenador de Eventos da FUNC Ribamar Moraes em reunião com representantes do Comitê Gestor da Salvaguarda do Tambor de Crioula Neto de Azile e Junior Catatau defenderam que a política de salvaguarda vai além de apresentações dos grupos, o que é de extrema relevância, entretanto, a socialização da importância do registro e esclarecimento da política de salvaguarda para a sociedade é uma forma de fortalecimento e reconhecimento da importância expressão dessa manifestação da cultura popular tradicional maranhense.
Neto de Azile
Coordenador Geral
Comitê Gestor da Salvaguarda do Tambor de Crioula
(98) 8814-9696 / (98) 8150-3001


Nenhum comentário:
Postar um comentário
Enriqueça nosso blog. Seu comentário é muito importante.
Divulgue sua produção.
Contato: danbiraxe@gmail.com