
EXPERIÊNCIA DO TERREIRO DE MAMÃE OXUM E PAI OXALÁ (Pai Joãozinho da Vila Nova)
Palestra apresentada no I Seminário Fala Vodunsi:
A secularidade e o tambor de mina onde estamos, para onde iremos.
Sábado dia 29 de novembro no Praia Mar Hotel.
Sábado dia 29 de novembro no Praia Mar Hotel.
Ivana Cesar
Socióloga
Socióloga
l QUEM SOMOS
l Na década de 70, com ajuda de alguns filhos-de-santo, João Gualberto de Sousa, ou Pai Joãozinho da Vila Nova, fundou na área Itaqui/Bacanga, o TERREIRO DE MAMAE OXUM E PAI OXALÁ.
Em 2003, foi fundada a ASSOCIAÇÃO DE CULTO AFRO JEJE/NAGÔ, mantenedora do Terreiro de Mamãe Oxum e Pai Oxalá, que se insere num contexto histórico em que os movimentos sociais organizados buscam parcerias nas mais diversas esferas, concentrando discussões, seminários e oficinas em torno de questões relativas às desigualdades sociais, doenças étnicas e o direito de expressão religiosa de matriz africana.
l FINALIDADE
Além de representar juridicamente a Casa, os dirigentes da ASSOCIACAO se propõe estabelecer novos paradigmas de atuação sócio-cultural e religioso, realizando projetos alternativos, para a afirmação das casas de santo sustentáveis, através de atividades e/ou ação conjuntas com o poder publico e a iniciativa privada, tendo como eixos norteadores de ação a RELIGIOSIDADE, a CULTURA, a EDUCACAO e o MEIO AMBIENTE.
l ATIVIDADES DESENVOLVIDAS
Desenvolvemos ações sociais, onde crianças, adolescentes, jovens e mães da comunidade são protagonistas dos nossos trabalhos, tais como palestras educativas na área de saúde, aplicação de flúor entre crianças de 03 a 12 anos, distribuição de sopa aos sábados e bandecos durante as festas religiosas.
l A Associação em parceria com a Rede Nacional de Religiões Afro-brasileira desenvolveu algumas ações que contribuiu com a melhoria da qualidade de vida dos seus associados e a comunidade a qual está inserida, através da defesa de direitos de culto, fortalecimento da cidadania ativa e geração de renda.
l Palestras, vacinação de idosos, aplicação de flúor, distribuição de preservativos e palestras sobre DST na sede da Associação em parceria com a Secretaria Municipal de Saúde.
Normalmente, na Casa, são realizados mensalmente, em média, 08 (oito) rituais, assistido em média por 150 (cento e cinqüenta) a 200 (duzentas) pessoas. A Casa costuma ser freqüentada, mensalmente por mais de 800 (oitocentas) pessoas durante as festas e rituais.
l Terreiro de Mamãe Oxum e Pai Oxalá é uma Casa muito grande pelo qual transitam grande número de pessoas.
l Todo esse grande fluxo de movimento que hoje a Casa possui, deve-se ao fato de que, com o passar dos anos várias atividades foram incluídas e implantadas no Calendário da Casa
l PROJETOS SOCIAIS:
Sob a coordenação dos médiuns da Casa, temos o Projeto “Cidadania”, que distribuí aos sábados, sopa para 300 (trezentas) pessoas entre crianças e adultos, todas são famílias carentes da comunidade.
Mantemos uma CASA DE APOIO para abrigar os associados quem vem do interior do estado em tratamento espirituais ou médicos;
l Outros serviços oferecidos gratuitamente à comunidade carente são os cursos básicos de informática, atendimento médico e encaminhamento dos pacientes para exames clínicos, entre outros, o que até a presente data, essas atividades continuam sendo desenvolvidas em benefício da comunidade do bairro da Vila Nova e adjacências onde a Associação está inserida.
l ATIVIDADES EM 2008
l Orientação educativa através de oficinas para jovens, adolescentes e adultos da comunidade sobre religiões de matriz africana; identidade étnica e cultural; gênero e sexualidade; saúde; educação e geração de renda;
l Curso de capacitação profissional para jovens de 15 a 25 anos;
l Implantação da FARMACIA VIVA;
l Produção e comercialização de medicamentos para o manejo auto-sustentável das ervas do Horto Medicinal em parceria com o SEBRAE e a UFMA.
Nenhum comentário:
Postar um comentário
Enriqueça nosso blog. Seu comentário é muito importante.
Divulgue sua produção.
Contato: danbiraxe@gmail.com