
O Município de Esperantinópoles no Estado do Maranhão está situado na Mesorregião Centro Maranhense e na Microrregião do Médio Mearim. O município se estende por 480,9 km² e contava com 18 456 habitantes no último censo. A densidade demográfica é de 38,4 habitantes por km² no território do município.
Vizinho dos municípios de Joselândia, Poção de Pedras i São José dos Basílios, Esperantinópolis se situa a 34 km a Sul-Oeste de Pedreiras a maior cidade nos arredores.
Ali se instalou o PONTO DE CULTURA ARTE CIDADE ESPERANTINÓPOLES a partir do Programa Cultura Viva do Ministério da Cultura que tem como objetivo implantar por todo o país centros de promoção de cultura para produção, difusão e divulgação da diversidade de expressões artísticas em todas as linguagens por todo o território nacional.
O Ponto de Cultura ARTE CIDADE ESPERANTINÓPOLES surge em consequência de êxitos de atividades associativas da Associação Movimento Artístico Esperantinópoles que já faz história de desenvolvimento cultural desde 1982.
O Ponto de Cultura ARTE CIDADE ESPERANTINÓPOLES atua no segmento de cultura popular, envolvendo dança, religiosidade, música entre outras linguagens. O Ponto de cultura apoia diversos grupos de artistas além de manter parcerias de forma colaborativa com bandas musicais, escolas igrejas, sindicatos e com a Academia Esperantinopolense de Letras.
Com a instalação do ponto verificou-se mudanças significativas na comunidade:
Educacionais - formação para crianças e jovens em áreas de vulnerabilidade social;
Profissionais - muitos artistas se profissionalizam com as oficinas de capacitação e produção artística;
Entre as principais atividades realizada se destacam:
Oficinas de multimídia
Oficinas de música, canto e dança;
Incentivo à permanência do Grupo "Roda de Pote"
Realização de conferências e seminários;
Festival de Arte Popular 2013
Seminário de Leituras Maranhenses - 2014
II Seminário de Cultura Popular 2015

Para João colaborador do Ponto o programa hoje gera dificuldades para continuidade. A cultura não é levada a sério pelas instâncias governamentais principalmente a cultura popular. O povo faz as suas brincadeiras, lutam por espaços, respeito pelo que fazem quase Sempre ignorados, mas explorados.
As autoridades não valorizam, Não acham importante a cultura do povo. As tradições vão morrendo assim como a força de lutar. É necessário que se tome posições através de ações conjuntas que venham fortalecer as lutas para que se obtenha conquistas nesse sentido. Os pontos de cultura mesmo com dificuldades tem dado visibilidade no que se refere ao resgate de muitas brincadeiras, quase esquecidas, hoje revitalizadas.

Para Graça Lima coordenadora do Ponto considera que a Secretaria de Estado da Cultura atue junto às Prefeituras Municipais no sentido de uma democratização da cultura. Que se realizem políticas publicas com todos e para todos.
Nenhum comentário:
Postar um comentário
Enriqueça nosso blog. Seu comentário é muito importante.
Divulgue sua produção.
Contato: danbiraxe@gmail.com