quarta-feira, 2 de setembro de 2015

DIA MUNICIPAL DO TAMBOR DE CRIOULA 2015




Comitê Gestor comemora o Dia Municipal do Tambor de Crioula

Uma programação envolvendo escolas municipais de educação básica de São Luis vai marcar as comemorações do Dia Municipal do Tambor de Crioula, nos dias 02 e 03 de setembro. A programação foi proposta pelo Comitê Gestor da Salvaguarda do Tambor de Crioula, com o apoio da Fundação Municipal de Cultura de São Luís (Func).
O evento será realizado em duas das cinco áreas de ocorrência do Tambor de Crioula mapeadas durante o processo de inventário de bens culturais realizado pelo Instituto do Patrimônio Histórico e Artístico Nacional – IPHAN que culminou no registro como Patrimônio Cultural Brasileiro de natureza imaterial em 2007.
Entende-se por patrimônio cultural imaterial as práticas, representações, expressões, conhecimentos e técnicas -junto com os instrumentos, objetos, artefatos e lugares culturais que lhes são associados- que as comunidades, os grupos e, em alguns casos, os indivíduos reconhecem como parte integrante de seu patrimônio cultural.
Este patrimônio cultural imaterial, que se transmite de geração em geração, é constantemente recriado pelas comunidades e grupos em função de seu ambiente, sua interação com a natureza e de sua história, gerando um sentimento de identidade e continuidade e contribuindo assim para promover o respeito à diversidade cultural e à criatividade humana.
O registro inicia o processo de salvaguarda que consiste em um conjunto de medidas que visam garantir a viabilidade do patrimônio cultural imaterial, tais como a identificação, a documentação, a investigação, a preservação, a proteção, a promoção, a valorização, a transmissão - essencialmente por meio da educação formal e não-formal - e revitalização deste patrimônio em seus diversos aspectos.

Neste sentido, para este ano, o Comitê Gestor da Salvaguarda do Tambor de Crioula pretende fomentar a prática do tambor de crioula como veículo para subsidiar a implementação da Lei 10.639/03 que dispõe sobre a obrigatoriedade do ensino da História e Cultura Africana e Afro-brasileira na educação básica com o projeto TAMBOR DE CRIOULA: Uma Pungada Pedagógica.

Programação:
Dia: 02/09/2015
Local: UEB Gomes de Sousa – Vila Maranhão
Turno: vespertino
Atividade:
Oficina sobre o Tambor de Crioula (Teórica)
Oficina sobre o Tambor de Crioula (Prática)
Apresentação do grupo de Tambor de Crioula: Tambor de Crioula Tijupá / Tambor de Crioula Unidos de São Benedito

Dia: 03/09/2015
Local: UEB Escola Mario Andreazza/ Liberdade
Turno: vespertino
Atividade:
Oficina sobre o Tambor de Crioula (Teórica)
Oficina sobre o Tambor de Crioula (Prática)
Apresentação do grupo de Tambor de Crioula: Tambor de Crioula Sandália de São Benedito de Maria Seguins / Tambor de Crioula de Claudionor
.
Para o coordenador geral do Comitê Gestor, Neto de Azile, o Dia Municipal do Tambor de Crioula, que é comemorado dia 06 de setembro, representa um momento de valorização da manifestação na cidade onde foi iniciado o processo de registro e precisa ser visibilizado já que o título de Patrimônio Cultura Nacional é o reconhecimento da manifestação para a História e Memória Nacional. A presença do Tambor de Crioula nas escolas obedece as diretrizes básicas do Política Nacional de Patrimônio Imaterial que é o “diálogo entre gerações” como fomento a continuidade e transmissão de saberes, dirimindo preconceitos e valorizando a identidade. É uma ponte entre o passado – tradição – e o futuro – a continuidade, através do presente – a prática, finaliza.


Nenhum comentário:

Postar um comentário

Enriqueça nosso blog. Seu comentário é muito importante.
Divulgue sua produção.
Contato: danbiraxe@gmail.com