quinta-feira, 20 de outubro de 2011

REAFIRMAÇÃO DA INTOLERÂNCIA: A delegacia do 5º DP "ESQUECEU" de entregar a intimação aos evangélicos


Ao chegarmos ao 5º Departamento de Polícia do Anjo da Guarda para audiência previamente marcada e confirmada pelo Pai Lindomar Saraiva, a vítima, foi revoltante. Fomos informados que das quatro audiências agendadas a única em que a intimação não foi entregue foi a do nosso casso. Ao exigirmos uma explicação através da nossa assessoria jurídica Dr. Nonato Masson tentaram sinicamente justificar que foi uma falha operacional por falta de viaturas. Entretanto a distância entre a residência do destinatário agressor e é de apenas 300 metros da delegacia. Daí companheiros está claro que a idéia de laicidade do Estado brasileiro é ignorada pela maioria dos órgãos públicos, bem como a reprodução do preconceito e discriminação.
Ao enchermos a delegacia com um grupo de religiosos afro-brasileiros, devidamente paramentados com trajes rituais, exercendo ali o direito de profissão de fé, após ritual na porta da delegacia, provocou um verdadeiro “frisson” não só pela quantidade, mas também pela organização e discurso fundamentado no que tange direitos dos povos de terreiro.
Imediatamente a intimação seguiu seu destino e recomendada pelo Delegado, marcando nova audiência para o dia 28 de outubro as 9h 30 da manhã. Agora fica nítida a necessidade de uma mobilização em nível nacional.
Nossa assessoria jurídica estará oferecendo denúncia ao ministério público para início de inquérito de crime de racismo por estes “arautos de Deus” da Igreja Assembléia. Aqui faço minhas as palavras do Coordenador Nacional do CEN Ogan Marcio Gualberto “O fato da intolerância religiosa caminhar de mãos dadas com o racismo provoca, por muitas vezes, nos órgãos responsáveis por fiscalizar e punir, certa leniência, não porque a intolerância não deve ser combatida, mas porque estes órgãos ainda não são capazes de lidar de maneira eficaz com temas ligados ao racismo.” (Mapa da intolerância religiosa – 2011, violação de direito de culto no Brasil. Ogan Marcio Alexandre M. Gualberto).
Neste sentido o Fórum Estadual de Religiões de Matriz Africana do Maranhão (FERMA) e o Coletivo de Entidades Negras do Maranhão (CEN-MA)reiteram o convite a toda população negra do estado para passeata por justiça e salvaguarda dos direitos do povo de terreiro.
Local: Anjo da Guarda.
Concentração: Praça do Canhão
Tema - CHEGA DE INTOLERÂNCIA, não toquem em nossos terreiros
Dia: 03 de novembro
Hora: 8h da manhã
Hora da audiência: 9h 30
Lembramos ainda que neste mesmo dia, na Delegacia de Proteção a Criança e ao Adolescente DPCA (Praça Maria Aragão) ás 15h tem a audiência sobre a agressão que a filha do Pai Lindomar sofreu destes fanáticos (possuídos) em nome da fé deles e do “deus” deles.
Companheiros omissão também é crime.

Um comentário:

  1. Não transfira o sentimento de vocês pentecostais às pessoas de terreiros. Acho que é o contrário, tanto é, q os agredidos somos nós e, não vocês. O problema de vcs pentescostais é a falta de informação. Vocês acham que os espíritas, os umbandistas, os mineiros, os candomblecistas, enfim, todos os adeptos da espiritualidade, têm pacto com o DIABO. PURA IGNORÂNCIA!! Pois saiba, meu caro, que todo espiritualista é seguidor de DEUS. Saibam q ELE é um só, não importa a religião. ELE é amoroso, misericordioso, bom e generoso com todos os seus filhos. Não sei q DEUS é o de vocês, pq o nosso nos ensina só coisas boas e o que vocês fazem é digno de répúdio. Diabolizar a fé alheia por conta de um precondeito imbecil é crime sim. E é para isso que existe a justiça. Para defender quem se sentiu lesado. O seu direito termina onde começa o do vizinho. Todos nós temos o direito de exercer a nossa fé, independentemente de qual seja. E todas elas merecem RESPEITO. E, isso, é o que vocês não fazem. Não nos interessa números. Já que é isso que vcs se preocupam... em serem milhares e milhares. Nossa preocupação é seguir as palavras da sagrada escritura. Somos úteis na caridade, na fé e no amor. Pq é isso que DEUS nos ensina: Amar ao próximo como a ti mesmo. Por isso, propagamos o amor entre os povos e, não, a violência e a guerra por conta das diferenças. Vocês só podem é ler a bíblia de cabeça para baixo, pq sinceramente não é isso q aprendemos em nosso terreiro.
    Ass.: Uma Umbandista

    ResponderExcluir

Enriqueça nosso blog. Seu comentário é muito importante.
Divulgue sua produção.
Contato: danbiraxe@gmail.com