quarta-feira, 31 de outubro de 2012

AÇÃO DE SAÚDE PREVENTIVA DO HOMEM NO BAIRRO DA LIBERDADE EM SÃO LUIS - MARANHÃO Dia H – Dia da Saúde do Homem.


AÇÃO DE SAÚDE PREVENTIVA DO HOMEM NO BAIRRO DA LIBERDADE EM SÃO LUIS - MARANHÃO
Dia H – Dia da Saúde do Homem.

Tema: Dia H – Dia da Saúde do Homem.
Local: Bairro da Liberdade
Data/horário: 10 de novembro de 2012, das 8 às 12h.
Proponentes: Fundação Josué Montello, Coletivo de Entidades Negras e FERMA,
Parceiros: Universidade Federal do Maranhão/Centro de Ciências Biológicas, Secretaria Extraordinária de Igualdade Racial do Estado do Maranhão, Secretaria de Estado da Saúde e Lideranças Comunitárias do bairro da Liberdade.


1. JUSTIFICATIVA:
A maioria dos Homens quando buscam atendimento, já o procuram quando sua condição de saúde está a nível secundário, ou seja, necessitando de especialistas, pois já estão com morbidades instaladas. Desta forma, torna-se importantíssimo serem dadas orientações a essa população, visando à consciência do mesmo, a buscarem atendimento a nível primário, evitando assim transtornos mais sérios, atingindo com isto, uma adequada qualidade de vida.
É necessária uma política de saúde voltada o homem, para desmistificar o estereótipo de masculinidade que compromete o acesso aos serviços de saúde e a adesão ao tratamento, sobretudo devido à crença na invulnerabilidade do homem.
Devido altos índices de mortalidade masculina sobre tudo quando se faz uma comparação com a mortalidade feminina.
A taxa de mortalidade por homicídios entre homens é 12 vezes maior que a feminina, chegando a 15 vezes entre 20 e 29 anos ( dados da Comissão Nacional sobre Determinantes Sociais da Saúde).
Conforme dados do Ministério da Saúde, em 2007, enquanto as mulheres somaram 16 milhões de consultas ao ginecologista, as consultas com os urologistas somaram 2 milhões, entre homens, mulheres e adolescentes, o que nos leva a perceber o quanto é menor a procura do público masculino a esse especialista.
Em função das doenças crônicas como, diabetes, hipertensão, insuficiência cardíaca, tumores malignos e benignos, infarto do miocárdio, acidente vascular encefálico, enfisema pulmonar etc., a diferença dos números de atendimento ao serviço de saúde entre homens e mulheres é alarmante.
São somados agravantes como o tabagismo, alcoolismo, ingestão de alimentação baseada em gorduras trans e carnes, vida sedentária, violência, DST, que acometem de maneira mais geral a população masculina.
Em função desta realidade e da sobrecarga do sistema de saúde pública do Estado, e por extensão do município de São Luis, a presente proposta, visa proporcionar as populações socialmente vulneráveis dos bairros mais carentes da cidade acesso a serviços de saúde básicos para homens.

O bairro da Liberdade, área periférica de São Luis, foi escolhido como ponto de partida para início do projeto pois apresenta a maior concentração por área de afrodescendente em condições socioeconômicas precárias, já que no Brasil pobreza tem COR e tem ENDEREÇO.


2. OBJETIVOS:
• Oferecer serviços de saúde preventiva: Obesidade, Doenças Cardiovasculares, Diabetes, Tabagismo testagem de PA, colesterol, hipertensão e câncer de próstata.
• Desenvolver habilidades emocionais (afetividade, interação social, paternidade responsável) com vistas ao fortalecimento dos vínculos familiares.
• Informar sobre prevenção de DST’s / AIDS.

3. PÚBLICO ALVO:
Homens preferencialmente, na faixa etária de 20 a 59 anos, moradores no bairro Liberdade, na cidade de São Luís.

4. METODOLOGIA
1. As pessoas do gênero masculino moradores do bairro Liberdade, em especial, na Vila Maruim e entorno, serão mobilizadas para vivenciarem um espaço coletivo de saúde promovido por agentes sociais do terceiro setor, dos órgãos públicos e organizações comunitárias. O ponto central do processo de sensibilização e mobilização dar-se-á junto aos 800 (oitocentos) alunos da Unidade Integrada Mário Andreazza e junto às lideranças comunitárias. Para disseminar os objetivos da atividade deverá ser produzido um material contendo informações básicas que será distribuído nos mercados, nas quitandas, nos açougues, nas igrejas, nas comunidades de terreiro e em outros espaços públicos.
2. A equipe executora da atividade será constituída por representantes da Fundação Josué Montello, Coletivo de Entidades Negras, FERMA, Universidade Federal do Maranhão/Centro de Ciências Biológicas, Secretaria Extraordinária de Igualdade Racial, Secretaria de Estado da Saúde e Lideranças Comunitárias do Bairro da Liberdade.
3. Os serviços de saúde oferecidos e os conteúdos das atividades sócio-educativas serão focados no Programa Saúde do Homem/SES/Ministério da Saúde. Para garantir atendimento de qualidade e monitorar os resultados, as estratégias operacionais e as providências administrativas serão definidas pelos integrantes da equipe de trabalho. Para garantir a organização das atividades faz-se necessária a implantação de núcleo de coordenação constituído por:
01 coordenador geral a quem caberá administrar a instalação dos serviços de saúde, ambientação do espaço, a distribuição dos técnicos, médicos e estagiários, a acolhida dos usuários, o registro e monitoramento da participação.
01 coordenador operacional a quem caberá a limpeza, organização do espaço, a guarda dos equipamentos e apoio a equipe de trabalho.
4. A divulgação da presente atividade dar-se-á no processo de mobilização, de execução e de avaliação dos resultados obtidos. Serão utilizados meios de comunicação existentes no bairro e a mídia em geral.
5. O esquema de atendimento aos usuários da atividade prevê:
Atendimento médico (testagem de PA, diabetes, colesterol, hipertensão, primeiros socorros, DST/AIDS em câncer de próstata.)
Oficinas de relações socioemocionais.
Oficinas de terapias alternativas para saúde.
Palestras/Oficinas sobre doenças sexualmente transmissíveis, cardiovasculares e tabagismo.
6. Nos casos em que os usuários necessitarem de atendimentos específicos, os órgão de saúde presentes farão os devidos encaminhamentos.
7. Os recursos materiais e financeiros serão compartilhados com os representantes da Fundação Josué Montello, Coletivo de Entidades Negras, FERMA, Universidade Federal do Maranhão/Centro de Ciências Biológicas, Secretaria Extraordinária de Igualdade Racial, Secretaria de Estado da Saúde e Lideranças Comunitárias do Bairro da Liberdade.

5. RESULTADOS PRETENDIDO

Homens, preferencialmente, na idade de 20 a 59 anos, moradores no bairro Liberdade, com atendimentos realizados no espaço de saúde coletivo.
Homens, preferencialmente, na idade de 20 a 59 anos, moradores no bairro Liberdade com habilidades emocionais nos vínculos familiares vivenciadas.

Grupo de Trabalho:

Profª Claudete Ribeiro – Secretária de Estado de Igualdade Racial do Maranhão
Joana Pinheiro – Fundação Josué Montelo
Karine Ericeira – Fundação Josué Montelo
Teresa Carvalho – Secretaria de Estado de Saúde do Maranhão
Silvane Ribeiro – Secretaria de Estado de Saúde do Maranhão
Ana Luisa – Secretaria de Estado de Saúde do Maranhão
Profª Nair Portela – UFMA
Jairon Sousa – SEIR
Neto de Azile – CEN/FERMA
Wender Louredo – FERMA
Miguel Amaral - FERMA



Nenhum comentário:

Postar um comentário

Enriqueça nosso blog. Seu comentário é muito importante.
Divulgue sua produção.
Contato: danbiraxe@gmail.com